3 motivos para praticar o consumo consciente




Você sabe o que é o consumo consciente e qual é a sua importância? Hoje, com a exploração de tantos recursos naturais, por consequência da industrialização, é importante que cada um faça a sua parte para minimizar os impactos ambientais desse processo. Além da economia de água e da reciclagem, por exemplo, o consumo consciente é uma das formas de fazer isso.


Mas, afinal, o que é o consumo consciente?


Esta prática consiste, basicamente, em pensar mais nas origens dos produtos que você consome. As marcas das quais você compra têm responsabilidade ambiental e incorporam a sustentabilidade dentro da sua cultura? Algumas formas de se certificar disto seriam procurar por selos sustentáveis, como o Cruelty Free ou Vegano, bem como o Selo Eureciclo. Aqui, nós temos todos eles. Então, por que praticar esse tipo de consumo?


1. O planeta agradece

Já sabemos, então, que o processo de industrialização e a exploração dos recursos naturais do planeta tem inúmeras consequências sobre o ecossistema. Apesar de a maior responsabilidade na minimização desses efeitos ser das grandes indústrias, é importante que cada um faça a sua parte nesse processo como puder. Por isso, comprar de pequenas marcas, principalmente aquelas que adotam medidas sustentáveis! O Selo Eureciclo, por exemplo, que mencionamos acima, garante que a quantidade de plástico utilizada mensalmente nas embalagens das marcas será reciclada.


2. Os animais agradecem

Priorizar marcas que não utilizam ingredientes de origem animal e que não testam em animais também é uma forma de consumo consciente. Além de preservar as vidas dos animais é, também, uma prática sustentável. Você pode se certificar disso procurando marcas com o Selo Cruelty free, que garante que as marcas não fazem testes em animais, não utiliza matérias-primas ou sequer terceiriza testes em laboratórios e fornecedores que fazem esses testes. O Selo Vegano, por sua vez, também garante que não serão utilizados ingredientes de origem animal em seus produtos. Vale lembrar que toda marca vegana é, também, cruelty-free!


3. Os empreendedores e trabalhadores agradecem!

Por último, vale lembrar que também existem pessoas envolvidas por trás das marcas! Ao apoiar pequenos negócios, você também apoia os seus idealizadores e trabalhadores. Sem contar que, nas pequenas marcas, há uma preocupação maior em dar salários adequados para os trabalhadores, já pensou nisso?


15 visualizações0 comentário