4 dicas para preservar a sua saúde mental na nova fase da pandemia

Atualizado: 17 de set. de 2021



Aos poucos, cada vez mais, estamos entrando em um cenário melhor na pandemia. Com a vacinação avançando, os números começaram a cair e estamos caminhando para um mundo mais próximo ao que estávamos acostumados.


Mas, nós ainda temos um longo caminho a percorrer no combate ao coronavírus, e a retomada à vida como era não só pode demorar, como pode causar impactos à nossa saúde mental. Afinal, estamos há um ano e meio vivendo uma nova vida.


Então, o que podemos fazer para preservar o nosso bem-estar neste nova fase da pandemia? Aqui vão algumas dicas.


1. Continue respeitando as normas sanitárias

Além da proteção contra o vírus, continuar usando a máscara, o álcool em gel e mantendo o distanciamento social é importante para a sua saúde mental. A sensação de segurança é quase tão importante quanto realmente estar seguro – ainda mais quando se trata de pessoas ansiosas. Sentir medo o tempo todo não faz bem. E, se você não sente, é importante pensar nas pessoas que estão à sua volta!


2. Respeite os seus limites e não faça o que não está pronto para fazer

Se você ainda não sente que está apto a fazer algumas atividades fora de casa, não faça elas por enquanto! É uma reação natural considerando o contexto em que estamos inseridos. Uma parte importante disto, aliás, é saber colocar os seus limites para as outras pessoas. Tem muitas pessoas sentindo a sua falta assim como você sente delas, mas não se pressione a fazer o que não quer! Comece, aos poucos, se soltando para fazer o que parece confortável.


3. Observe o que sente: é medo, ou é pânico?

Nesse momento, se observar é algo importante. O medo é uma reação natural, mas o pânico é uma sensação que paralisa e não faz bem. Se você sente que a sua sensação é desproporcional ao que está acontecendo lá fora, pode ser que esteja em pânico. Neste caso, é importante buscar a ajuda de um profissional da área da saúde mental.


4. Aceite que, talvez, a vida não voltará a ser como era antes

Apesar de parecer que o mundo parou e nós continuamos vivendo, as outras pessoas também estavam vivendo as suas vidas. Isto significa que, durante todo esse tempo, você mudou, as suas relações mudaram e o mundo mudou. Teremos que nos acostumar com um novo modo de vida daqui para a frente e será preciso ter flexibilidade e se adaptar.


25 visualizações0 comentário