5 formas simples de autocuidado para praticar no dia a dia


Já sabemos que existem muitas formas de autocuidado e que ele é muito importante para a nossa saúde física e mental. Mas, muitas vezes, deixamos de praticá-lo por pensarmos que


pode ser trabalhoso ou que não temos tempo o suficiente. Por isso, vamos te ensinar 5 práticas simples de encaixar no seu dia a dia, e que podem se tornar muito importantes para a sua rotina. Talvez, você já esteja fazendo alguma delas e não parou para pensar que é um hábito de autocuidado!


1. Fazer pausas do trabalho

Seja para fazer as suas refeições, ir ao banheiro ou para caminhar um pouco pela sua casa / local de trabalho, pequenas pausas são importantes para descansar a mente. Passar muitas horas concentrado em uma atividade só, principalmente olhando para as telas, diminui a produtividade! Então, além de cuidar de si, você estará melhorando o seu foco e disposição.


2. Praticar exercícios físicos

Eles não são apenas benéficos para a sua saúde física. Os exercícios físicos provocam diversos impactos sobre a sua saúde mental, em curto e longo prazo. A liberação de endorfinas logo após uma sessão de exercícios tem efeitos diretos sobre o humor e a disposição. Sem contar que a sua prática tem impacto direto sobre a autoestima, a ansiedade e sintomas da depressão.


3. Fazer um detox das redes sociais

Existem muitos motivos pelos quais se distanciar das redes sociais pode ser uma boa ideia. O excesso de informação e de endorfinas produzidas pelas redes têm impactos negativos sobre a nossa saúde mental, podendo causar dependência e FOMO (fear of missing out ou medo de ficar por fora), fazendo com que seja cada vez mais difícil se distanciar do mundo virtual. Passar alguns dias sem entrar nas suas redes ou diminuir o uso diário já é uma grande ajuda!


4. Fazer algum hobbie ou atividade que gosta

Pode parecer simples, mas manter a prática diária de atividades que causam prazer é extremamente importante. Seja meditar, tricotar, tocar um instrumento musical ou estar com amigos queridos, é extremamente importante não deixar este tipo de lazer de lado. Não é só o trabalho que te torna uma pessoa produtiva, mas os hobbies também!


5. Beber água

Levantar algumas vezes ao dia para beber água ou deixar uma garrafa ao seu lado, garantindo uma ingestão apropriada de líquidos por dia, pode ser uma das formas mais indispensáveis de autocuidado. A hidratação influencia em absolutamente todos dos aspectos da saúde e a falta dela pode ter impactos diretos sobre a sua qualidade de vida. Afinal: o seu corpo é quase 60% água!


7 visualizações0 comentário