A Psicologia das Cores

Amarelo, Laranja e Violeta! Conheça as propriedades do mundo colorido da AIK

Ao lado de todos os efeitos fitoterápicos e benefícios dermatológicos de nossos produtos, um dos aspectos mais importantes da AIK Body & Soul são as cores que escolhemos usar em cada uma de nossas linhas - exibidas nas embalagens e nos sabonetes, elas trazem poderes que vão muito além da aparência.


Amarelo, Laranja e Violeta dão vida e forma a AIK. E foi através da busca pelo significado dessas cores, que acrescentamos ainda mais força aos valores de nossa marca.


O Livro “Psicologia das Cores – Como as cores afetam a emoção e a razão”, aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas se combinam.


As autoras Eva Heller e Maria Lucia Lopes Da Silva colocam sob discussão o quanto as paletas cromáticas estão envolvida com as diversas ações do corpo humano, e como se relacionam com costumes. Para elas, valores e traços culturais da história esclarecem o simbolismo da pigmentação das cores, através das experiências universais profundamente enraizadas na linguagem e pensamento.


O Amarelo

O Amarelo é uma cor primária que tem diversos significados para variadas áreas do conhecimento. De acordo com o Taoísmo é a cor da recreação, jovialidade e otimismo. Para a religião chinesa, o amarelo é a cor do Sol - alegre e revigorante.


No Islamismo, o amarelo-ouro é a cor da sabedoria, e por isso muitas das construções da arquitetura islâmica tem a presença marcante do amarelo.


Para a Mitologia Grega, o amarelo simboliza o amadurecimento do prazer sexual, devido a predominância da cor na época da floração. Também era a vestimenta preferida de Dionísio, Deus do Vinho. E o tom de cabelos dos deuses gregos.


A linha Energizante da AIK Body & Soul tem o amarelo como cor de identificação, relacionado diretamente com os efeitos fitoterápicos que seus produtos proporcionam. Os óleos essenciais de patrchouly e ylang-ylang estimulam a libido com propriedades afrodisíacas, e realçam o aroma das flores. Alegre e revigorante, a linha Energizante é perfeita para uso durante o dia, com propriedades que estimulam a atenção e concentração.


Experimente a Linha Energizante!


O Laranja

O Laranja é uma cor secundária, originada na fusão do amarelo com o vermelho, que por

muito tempo foi classificada como uma cor exótica.


Na cultura asiática é uma cor muito presente e com fortes significados, como para o Budismo, ilustrados em deuses e na própria bandeira da Índia. E simbolizado no Chacra Ventre, o centro de todos os sentimentos.


Na Europa, o laranja chegou junto com as cruzadas, diluído nas propriedades do açafrão e da cenoura, elementos vitais da gastronomia local, muito influenciada pela Pérsia e Índias Orientais.


O Taoísmo reverencia o laranja como a cor da transformação, um dos princípios fundamentais da filosofia de Confúcio. Nas escrituras do I-Ching, principal escritura taoísta, o laranja é a fusão da luz e espiritualidade do amarelo, com o fogo e a sexualidade do vermelho.


É a cor da nossa linha Purificante, com aromas que resgatam a própria fruta e lembram o gosto da acerola e outras frutas cítricas. Os aromatizadores, por exemplo, tem a função de harmonizar as emoções com os sentimentos, sendo apropriados para uso durante atividades como a Yoga, por exemplo.


Experimente a Linha Purificante!


O Violeta

A cor Violeta também é uma secundária, resultado do mistura do azul, representado no homem, com o vermelho, representado na mulher.


Durante o Renascimento Cultural, movimento que atravessou a Europa durante os séculos XIV ao XVI, a cor violeta foi classificada com a cor da humildade, e a cura para as dores de cabeça e ressacas. Para os Gregos, simboliza sobriedade, espelhado na pedra ametista, muito usada nas vestimentas.


A pioneira Emmeline Pethick-Lawrence usou as cores violeta, verde e branco para levantar a bandeira do Movimento Feminista Britânico. O violeta simbolizava o sangue real que corre na veia de cada mulher que lutava pelo direito a voto. Símbolo de liberdade e dignidade.


Já para o Budismo, a cor violeta representa o Chacra Cérebro, onde se conecta o sentimento (vermelho) e a inteligência (azul).


A Linha Relaxante AIK Body & Soul comporta os óleos essenciais de Lavanda, Petitgrain, Olíbano e Vetivér. A cor violeta faz alusão a Lavanda, responsável pelo aroma dos produtos, próprios para combater o estresse e promover o relaxamento.


Experimente a Linha Relaxante!

64 visualizações0 comentário