Aromatizadores Sustentáveis

Conheça mais sobre a busca pelo menor impacto ambiental possível na produção dos Aromatizadores AIK.

No início de nossa jornada de produção artesanal, a potência da fixação de nossos aromatizadores foi uma importante questão a ser ajustada. O aroma satisfazia os clientes, mas devido a sua composição não contar com nenhum tipo de fixador, rapidamente seu efeito se perdia no ambiente.


Assim, começamos a investigar a melhor maneira de obter o maior tempo de duração dos aromatizadores.


O nosso debate ponderava em torno de três variáveis importantes: a primeira delas era em como melhorar o produto sem impactar negativamente o meio ambiente; o segundo tema estava em par com o custo-benefício aos clientes, balanceando investimento com preço final. E a terceira, tão especial quanto todas as outras, manter-se fiel a identidade da AIK Body & Soul.


Pesquisas em prol do meio ambiente.


A decisão foi por mergulhar em pesquisas para buscar a melhor maneira de alcançar o ponto ideal dos nossos aromas característicos, com um maior tempo de duração dos efeitos de forma sustentável e consciente.


Com o acompanhamento e supervisão do perfumista Theo Bibancos, da 467 Perfumaria Natural, compreendemos que não há um “fixador natural” que prolongue a presença do cheiro dos aromatizadores. Para se obter uma maior fixação do aroma apenas com o uso dos óleos essenciais, seria necessário aumentar consideravelmente a quantidade das notas de fundo das composições.


Para tal, teríamos de dobrar ou triplicar a quantidade de alguns óleos essenciais, o que acarretaria em grandes custos com logísticas e impactos ambientais com a extração.


Nem sempre o natural é o mais sustentável.


O processo de extração de qualquer óleo essencial é caro, demorado, e com grandes impactos ambientais. Por exemplo: são necessários mais de 50 kg de flores de Jasmim para a extração de um litro de óleo essencial. Para a extração do óleo de Vetiver, derivados de troncos de madeiras e presente em nossos produtos, muitas árvores precisam ser derrubadas.


Com as evidências científicas disponibilizadas pelo especialista, os custos de óleos essenciais e toda logística e impactos ambientais de extração dos óleos essenciais, concluímos que a melhor opção seria adicionar uma pequena quantidade de essência sintética a nossa composição - variando de 2% a 3% do volume total.


Apesar de possuírem aromas praticamente idênticos, as essências sintéticas não possuem os mesmos efeitos fitoterápicos e dermatológicos dos óleos essenciais. No entanto, sua presença é capaz de potencializar a sinergia dos óleos essenciais, e seus processos de fabricação e armazenamento são muito menos complexos.


Com o redesenho da fórmula original, o aroma principal e as propriedades dos nossos produtos não foram alterados, mas o desempenho ganhou força. Mas a maior melhoria que tivemos foi em relação à nossa consciência ambiental, que nos trouxe grande satisfação como marca.


Por diversas vezes, um produto 100% natural pode trazer consigo um grande impacto ambiental. E entendemos que o que devemos fazer é usar dos benefícios da natureza sem comprometer os recursos do nosso planeta.


PRODUTO DO MÊS: Aromatizador Relaxante com 20% OFF!

106 visualizações0 comentário