Compensação Ambiental e Logística Reversa

No Dia Internacional do Planeta Terra, apresentamos duas soluções que contribuem para o controle dos impactos ambientais causados pelo seu negócio



Na AIK Body & Soul, acreditamos que um desenvolvimento verdadeiramente sustentável só é possível através de uma constante busca de soluções para controlar os inevitáveis - ainda que pequenos - impactos ambientais causados pela ação de seu empreendimento.


A Constituição Federal brasileira garante a presença de diversos instrumentos que tem como principal foco a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.


Hoje, no Dia Internacional do Planeta Terra, gostaríamos de apresentar dois destes recursos: a Compensação Ambiental e a Logística Reversa, ambos adotados pela AIK Body & Soul como formas de controle aos nossos impactos ambientais.


Compensação Ambiental: indenização retroativa dos impactos ambientais


A Compensação Ambiental funciona à base do princípio poluidor-pagador. É uma espécie de indenização retroativa dos impactos ambientais consequentes de seus processos de produção, distribuição, armazenagem e venda.


A partir de contribuições financeiras, sociais ou ambientais, você garante que os recursos utilizados pela sua empresa retornem ao meio ambiente.


Em um sentido mais amplo, a diretriz acaba funcionando também como um incentivo para que as empresas pensem e realizem seus projetos levando em conta os possíveis danos ambientais que serão causados, e assim reflitam a respeito da posterior compensação.


Logística Reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social


A Logística Reversa consiste em um conjunto de ações, procedimentos e métodos utilizados para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos no setor empresarial.


Em outras palavras, a Logística Reversa garante que todo o material que uma empresa colocou no mundo tenha um descarte não prejudicial ao meio ambiente.


Uma vez que seria impossível garantir que todos os consumidores da empresa realizassem um descarte ideal, são realizadas contribuições a instituições ambientais - como cooperativas de reciclagem, por exemplo - que garantem que um equivalente aos resíduos que a sua empresa gerou naquele mês, sejam de fato reciclados.


AIK Body & Soul: Preservar para alcançar o desenvolvimento sustentável


Hoje, a AIK Body & Soul trabalha com operadores de coleta e triagem homologados, o que propõe uma dinâmica escalável e segura para uma postura ambientalmente correta, tanto na produção como no reaproveitamento de nossas embalagens.


Nos tornamos contribuintes do selo “Eu Reciclo”, que faz uso da reciclagem como forma de compensação ambiental. Implantamos mais equilíbrio na produção, distribuição, armazenamento e venda de produtos. E assim nos colocamos ao lado de marcas como Hope, Arezzo, Cepera e Natural One, que por meio do selo EuReciclo incentivam o uso destes mecanismos – para pequenos operadores e grandes empresas.


Acreditamos que empresas engajadas em reciclagem geram incentivos para evolução social, movendo toda a cadeia de pequenos produtores. “Preservar para alcançar o desenvolvimento sustentável”, esse é o compromisso da AIK Body & Soul.

36 visualizações0 comentário