Dia Nacional da Amazônia

Listamos 5 formas simples de você contribuir com a preservação da Amazônia sem sair de casa. Confira!

No último sábado, dia 5 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional da Amazônia. Um dia especial para refletirmos acerca dos impactos ambientais que a ação humana tem causado à maior reserva natural do mundo, e um dos ecossistemas fundamentais para o equilíbrio ambiental e climático do nosso planeta.


A Floresta Amazônica é um bioma que percorre 7 milhões de km2 passando por nove países: Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa - com sua maior parte localizada na região Norte do Brasil.


De todo o seu extenso território, aproximadamente 5,5 milhões de km2 são preenchidos por florestas e rios, tornando a Amazônia o habitat de um número enorme de espécies arbóreas, animais e minerais: quase 50% das espécies terrestres de fauna e flora presentes no mundo, podem ser encontradas lá. Além disso, abriga rios de extrema importância, como o Solimões, o Rio Negro e o Rio Amazonas (este, o maior rio do mundo em extensão territorial).

Apesar desta incalculável importância ambiental para todo o planeta, os riscos e ameaças à Amazônia são absurdamente altos.


Atualmente existem diversas atividades predatórias que representam grandes ameaças para a região: a transposição de rios, a extração de madeira, minérios e látex, as queimadas, e o ingresso da indústria pecuária e de grandes obras de infra-estrutura são algumas das atividades comuns na região, que causam a extinção de animais, espécies arbóreas, rochas e minérios, a alteração climática, escassez de águas em diversas áreas, entre muitas outras consequências.


O que pode ser feito para reverter essa situação?


Existem diversas formas para que cada um de nós contribua para a preservação do nosso meio ambiente.


A nível governamental, a WWF Brasil - uma das principais organizações ecológicas do mundo - listou algumas propostas em prol da defesa da Amazônia.


Em sua lista, temos itens como a instauração de áreas de conservação; o manejo florestal e valorização do uso de florestas; criação de novos modelos de geração de energia; alteração de leis relacionadas a desmatamento e degradação florestal; o manejo e regulamentação da mineração; investimentos em serviços de Proteção Ambiental e Reflorestamento; e a restrição da atividade pecuária em solo amazônico.


Mas o que nós poderíamos fazer, individualmente, de forma local, para contribuir?


Abaixo, listamos 5 formas simples de você, direto da sua casa, ajudar a preservar a Amazônia.

  1. Realizar doações (tanto financeiras, quanto do seu tempo) - a instituições a favor da preservação;

  2. Assinar e divulgar petições com foco nestas políticas públicas;

  3. Cobrar pelo posicionamento de marcas e pessoas que têm relevância para a causa.

  4. Reduzir o consumo de carne, e consequentemente, do desmatamento para atividade pecuária.

  5. Consumir de forma consciente: comprar de marcas que têm produção sustentável.


AIK Body & Soul é uma marca totalmente brasileira. Nos orgulhamos de todos os cantos de nossa terra, com toda sua biodiversidade, grandeza e coexistência social. Porém, mais importante do que amar, é cuidar. A proteção dos ecossistemas e zonas de mata é fundamental para o desenvolvimento sustentável do planeta e nós estamos engajados nesta missão!


Vamos fazer nossa parte!?

26 visualizações0 comentário