Duas formas de utilizar o óleo essencial de Tea-Tree (Melaleuca)

Saiba mais sobre os poderes medicinais desta planta e as duas principais formas de usufruir de suas propriedades

O Tea-Tree (Melaleuca Lanceolata), conhecido no Brasil como Melaleuca, é uma planta nativa do sul da Austrália, muito conhecida por seus benefícios médicos.


Há evidências históricas de que os povos aborígenes, habitantes originais do continente australiano e de suas ilhas próximas, usavam o óleo essencial destilado das folhas de Tea-Tree para efeitos como a cicatrização de feridas e outros procedimentos medicinais.


A primeira publicação científica comprovando a eficácia da Melaleuca aconteceu no início do século XX. A partir do ano de 1920, o Exército Australiano começou a usar oficialmente o óleo essencial de Tea-Tree como agente antisséptico e desinfetante.


Devido a sua poderosa atividade microbiana contra bactérias, vírus e fungos, o óleo essencial de Tea-Tree (Melaleuca) é hoje conhecido como “o mais medicinal de todos os óleos essenciais” - extremamente eficaz também na assepsia e cicatrização de feridas, e na prevenção da propagação de infecções pelo ar.


DUAS FORMAS DE USUFRUIR DAS PROPRIEDADES DA MELALEUCA


Via Dermatológica: massagens, sabonetes, loções


O uso dermatológico do óleo essencial de Tea-Tree baseia-se na aplicação do óleo em massagens e na sua inclusão em sabonetes, loções e cremes.


Para as massagens, recomenda-se a mistura de algumas gotas de óleo de Tea-Tree com algumas gotas dos óleos de Lavanda ou Aloe Vera - que depois devem ser misturados com um "óleo carreador" - como o óleo de amêndoas ou o óleo de semente de uva - com o objetivo de diluir os óleos essenciais.


Com foco na cura de enfermidades, o óleo essencial pode ser aplicado sobre erupções da pele como herpes, frieiras, furúnculos e inchaços provocados por picadas de insetos.


Via Olfativa: inalação a vapor e colares aromáticos


Já o uso olfativo do óleo essencial de Tea-Tree (Melaleuca) pode ser realizado a partir da sua aplicação do óleo em colares aromáticos ou através da inalação à vapor - muito eficaz na prevenção de gripes e resfriados, e também na recuperação e alívio dos sintomas consequentes dessas condições.


Na manipulação fitoterápica, o óleo essencial de Tea-Tree (Melaleuca) é um estimulante que atenua sintomas como ansiedade, depressão e insegurança. E sua sensação refrescante, tornasse um forte aliado para o equilíbrio entre corpo, mente e alma.


A Tea-Tree (Melaleuca) nos produtos AIK Body & Soul


O óleo essencial de Tea-Tree (Melaleuca) está presente como elemento central em todos os sabonetes e aromatizadores da Linha Purificante.


Conheça as combinações de óleos essenciais da nossa Linha Purificante e experimente os nossos Aromatizadores, Sabonetes em Barra e Sabonetes Líquidos.

51 visualizações0 comentário