O consumo vegano é a maior economia de água que você pode fazer pelo planeta!


Sabemos que os recursos do nosso planeta não são infinitos. Por isso, é importante tomarmos cuidados constantes para não contribuir para o consumo desenfreado deles. Quando se trata da economia de água, falamos em medidas como não tomar banhos longos, não deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes e lava a louça, por exemplo. E todas elas são extremamente importantes. Segundo a ONU, cada pessoa precisa, para as suas necessidades básicas, cerca de 110 litros de água por dia. No Brasil, a média de consumo é de 200 litros por dia. Isto significa que precisamos, realmente, mudar os nossos hábitos de consumo, mas isso vai para além das medidas diárias.


Não podemos nos esquecer de que a indústria pecuária é a maior responsável pelo consumo em excesso da água e de outros recursos do planeta. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), 72% de toda a água consumida no Brasil é usada somente para a pecuária. Um boi de três anos consome a mesma quantidade de água que uma pessoa precisa para sobreviver por 4 meses. Levando todos esses dados em consideração, se a indústria reduzisse 10% do seu consumo de água, isto seria o suficiente para abastecer o dobro da população mundial (ONU). Isto sem contar os gastos com ração e o despejo abundante de CO2 na atmosfera.


Isso significa que, quando falamos em consumo vegano, também falamos em sustentabilidade. Parte da economia de água é, também, sempre que possível e desejável, evitar contribuir para essa indústria. Podemos fazer isso de muitas formas – desde a alimentação, até os cosméticos e roupas. Pode até parecer distante e que não faz tanta diferença, mas por trás de 1kg de carne, estão 14 mil litros de água (Unesco). Por trás de um cosmético não vegano, além dos ingredientes de origem animal, que vêm dessa indústria, também existem testes em animais. Isso significa que dar prioridade a marcas que se importam com o meio ambiente faz a diferença para o planeta.


Com todas essas informações, você pode escolher a forma mais confortável para você cuidar do planeta. Seja com a economia diária de água, seja com alimentação ou consumo vegano. Todas as iniciativas valem muito!




8 visualizações0 comentário